23°C 33°C
Brasília, DF
Publicidade

Escolas poderão ser obrigadas a implementar “botão do pânico”

Somente entre 2022 e 2023, 49 pessoas morreram em ataques em instituiçõe de ensino no país.

12/09/2024 às 06h20 Atualizada em 17/09/2024 às 12h12
Por: Max Gonçalves
Compartilhe:
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

 

Escolas e outros estabelecimentos de ensino poderão ser obrigadas a implementarem medidas de segurança em suas dependências. A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que obriga as instituições de ensino a realizarem adaptações tecnológicas e desenvolverem planos práticos de ação em situações de violência dentro das escolas. O projeto foi elaborado com base em fatos recentes no Brasil e no exterior de violência contra professores, alunos e a comunidade escolar.

Pela proposta, as escolas deverão providenciar dispositivo para acionar autoridades em caso de ataques ou incidentes com múltiplas vítimas, câmeras de vigilância, treinamento de pessoal para operar os equipamentos de segurança e planos de prevenção e de combate à violência em âmbito escolar.

Aprovado na Câmara, o projeto agora será apreciado e votado no Senado Federal. Pela proposta serão reservados 2% do Fundo Nacional de Segurança Pública para investimento em medidas de combate à violência nas escolas.

A violência no ambiente escolar tem se tornado um sinal de alerta no Brasil. Somente entre 2022 e 2023, 49 pessoas morreram em ataques em instituiçõe de ensino no país.

Reportagem, Max Gonçalves

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários