No mês de conscientização da fibrose cística, uma grande vitória para os pacientes: a marca de um ano da incorporação do medicamento de alto custo Trikafta, que passou a fazer parte do SUS, trazendo esperança e melhora na qualidade de vida de quem convive com a doença.
A fibrose cística, também conhecida como doença do beijo salgado ou mucoviscidose, causa sintomas como tosse crônica, pneumonia de repetição, suor mais salgado que o normal, diarreia e dificuldade para ganhar peso e estatura. Com o Trikafta o paciente tem uma melhoria na função pulmonar e no estado nutricional dos pacientes, além de reduzir internações e aumentar a expectativa de vida.
A doença pode ser identificada a partir do Teste do Pezinho, do Teste do Suor ou por meio de exames genéticos. O SUS oferece diagnóstico precoce da doença através do Teste do Pezinho, e a incorporação do Trikafta amplia o tratamento para pacientes com mutações genéticas específicas. Vale destacar que a fibrose cística é considerada rara, com uma prevalência estimada em 1 a cada 10 mil nascidos vivos no país. Por se tratar de uma condição genética, acompanha o paciente desde o nascimento, não podendo ser adquirida ao longo da vida.
Reportagem Janary Damacena.