Nesta quarta-feira (18), o Ministério da Saúde promove uma reunião virtual com movimentos sociais e especialistas da área acadêmica para fortalecer as estratégias de vigilância popular. O objetivo é dar mais visibilidade à Política Nacional de Vigilância em Saúde, garantindo maior qualidade de vida para a população.
A abertura será feita pelo diretor de Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Guilherme Werneck, e a coordenação ficará por conta do consultor técnico José Carlos Veloso. Entre os palestrantes, estão representantes de movimentos sociais e da academia. Um dos destaques é a participação de Graciela Almeida, que vai relatar as dificuldades enfrentadas por famílias afetadas pela pulverização de agrotóxicos no Rio Grande do Sul. Também serão abordados temas como educação em saúde popular e a importância da participação social no controle e construção de políticas de saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, este será um espaço de diálogo importante para fortalecer a vigilância em saúde e a participação popular. A ideia é melhorar a saúde pública e garantir mais proteção para todos. O encontro será realizado às 15h e transmitido pelo Canal SVSA, acessível pelo site webinar.aids.gov.br. As pessoas que participarem receberão uma declaração de presença emitida automaticamente.
Reportagem, Janary Damacena.