23°C 33°C
Brasília, DF
Publicidade

Amazônia concentra quase 20% dos focos de incêndios

O município com mais focos de incêndio registrados é São Félix do Xingu (PA), com 6.474 focos.

21/09/2024 às 06h20 Atualizada em 24/09/2024 às 14h52
Por: Max Gonçalves
Compartilhe:
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

 

 

Um levantamento dos focos de incêndio que afetam todo o país revelam que 20% dos milhares de pontos de queimadas estão concentrados em dez cidades das regiões Norte e Centro-Oeste. Nove destas cidades ficam localizadas na Amazônia e sete fazem parte da lista de municípios que mais desmataram em 2024.

Os dados são da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). São quase 40 mil focos de incêndio registrados entre janeiro e setembro.

O município com mais focos de incêndio registrados é São Félix do Xingu (PA), com 6.474 focos. Em segundo lugar está Altamira (PA) com 5.250 focos. Entre as 10 cidades, Novo Aripuanã (AM) é a que tem menor número de focos de incêndio registrados, mas mesmo assim, contabiliza 2.198 focos.

Por mais que haja muitos registros de incêndio no Cerrado, com aumento de mais de 200% em relação ao mesmo período do ano passado, os focos de calor detectados pelos instrumentos de monitoramento revelam que eles continuam muito concentrados na região Amazônica.

Reportagem, Max Gonçalves

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários