A Política Nacional de Saúde da População Negra será o tema de webinário especial promovido pelo Ministério da Saúde na próxima segunda-feira (23). Durante o evento, será lançado um edital para selecionar apoiadores estratégicos, que vão trabalhar diretamente nos estados e municípios, ajudando a colocar em prática e monitorar ações de saúde voltadas para a população negra.
Em 2021, apenas 32% dos municípios brasileiros afirmaram ter ações específicas para a saúde da população negra. Para mudar esse cenário, o Ministério da Saúde, com apoio da Fiocruz, vai investir 32 milhões de reais nos próximos três anos. O objetivo é fortalecer a adesão à política, que reconhece o racismo como um fator que dificulta o acesso de pessoas negras ao sistema de saúde.
Serão contratados 17 profissionais para dar suporte aos gestores de saúde em várias regiões do país, ajudando a promover medidas que garantam mais equidade nos atendimentos. As condições para participar da seleção e os prazos serão divulgados no webinário.
A Coordenação de Apoio Estratégico em Saúde destaca que esses profissionais vão ajudar a fortalecer as ações já existentes e criar novas estratégias de saúde, sempre respeitando as particularidades de cada região. Então fique atento: o webinário acontece na segunda, às 9h30 da manhã. Para mais informações, acesse saude.gov.br.
Reportagem, Janary Damacena.