O Estado de Rondônia recebeu a Força Nacional do Sistema Único de Saúde como forma de apoio no enfrentamento das queimadas, da fumaça densa e da seca extrema que atinge toda a região. Nesta segunda-feira (23), representantes do Ministério da Saúde estiveram em Porto Velho para acompanhar as ações. O vice-governador Sérgio Gonçalves e o secretário estadual de Saúde, Jefferson Rocha, apresentaram o plano de contingência para combater os impactos, sendo a fumaça um dos maiores problemas atuais.
Técnicos da saúde estão visitando os municípios mais afetados, como a região de Madeira Mamoré e Vale do Jamari, além de áreas indígenas, para avaliar como a rede de saúde pode responder às emergências. Essa ação faz parte de um esforço do Governo Federal que também já está em outros estados, como Acre e Amazonas, com o objetivo de garantir atendimento adequado à população.
A coordenação da Força Nacional do SUS reforçou que a população também tem um papel importante nesse combate, lembrando que evitar novas queimadas é essencial para a saúde pública. Além disso, as autoridades visitaram as estruturas de saúde do estado e realizaram um sobrevoo nas áreas mais castigadas pela seca. Com as queimadas e a baixa qualidade do ar, é fundamental que todos fiquem atentos às medidas de prevenção.
Reportagem, Janary Damacena.