A primavera de 2024 no Brasil, que começou oficialmente neste domingo às 9h44 e vai até dia 21 de dezembro. A nova estação será marcada por uma combinação de períodos secos e algumas áreas com chuvas acima da média. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o clima seco deve prevalecer até meados de novembro em várias regiões, especialmente no Centro-Oeste, Sudeste e parte da Região Sul.
No entanto, há expectativa de chuvas acima da média em áreas isoladas, como o Acre, Roraima e o sudoeste do Amazonas, além do sudeste da Bahia e do Rio Grande do Sul. No Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, haverá um retorno gradual das chuvas, que devem se intensificar no decorrer da estação.
Além disso, o fenômeno La Niña, previsto para se intensificar a partir de outubro, trará impactos no clima, com temperaturas acima da média em várias regiões, especialmente no Sudeste e no Sul do país. Isso também pode aumentar o risco de secas e queimadas em locais como o sul do Amazonas.
Reportagem de Kristine Otaviano