23°C 33°C
Brasília, DF
Publicidade

Com análise de Alexandre de Moraes a plataforma pode voltar a operar semana que vem

A suspensão da rede social faz parte de um conflito maior entre Musk e o STF

27/09/2024 às 06h25 Atualizada em 01/10/2024 às 09h09
Por: Kris Otaviano
Compartilhe:
Foto © REUTERS/Dado Ruvic/Proibida reprodução
Foto © REUTERS/Dado Ruvic/Proibida reprodução

 

O Twitter/X, de Elon Musk, entregou ao Supremo Tribunal Federal os últimos documentos necessários para tentar reverter a suspensão de suas operações no Brasil. A plataforma está bloqueada desde agosto de 2024, por não cumprir a exigência de nomear um representante legal no país, conforme o Código Civil brasileiro. A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, que agora analisa se a rede social poderá voltar a operar no Brasil nos próximos dias.

 

A suspensão da rede social faz parte de um conflito maior entre Musk e o STF, intensificado por críticas públicas do empresário, que acusou Moraes de censura e violação da liberdade de expressão. Além disso, a plataforma foi multada em R$ 18 milhões, e a empresa Starlink, também de Musk, teve contas bloqueadas para garantir o pagamento de multas impostas pelo tribunal. A Anatel também apontou tentativas de burlar o bloqueio, com ajustes nos servidores que permitiram acesso temporário ao serviço.

 

Com a entrega dos documentos e a nomeação de novos representantes legais, incluindo os advogados André Zonaro Giacchetta e Sérgio Rosenthal, espera-se que a decisão final de Moraes seja anunciada até o fim desta semana, determinando se o Twitter/X poderá retomar suas atividades no Brasil.

 

Reportagem, Kristine Otaviano

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários