23°C 33°C
Brasília, DF
Publicidade

Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade

Com mais de 33 milhões de idosos no Brasil, o envelhecimento da população exige atenção redobrada aos direitos e à qualidade de vida da terceira idade.

01/10/2024 às 06h35
Por: Katia Maia
Compartilhe:
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

 

No dia 1º de outubro, celebramos o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade, datas que reforçam a importância de garantir os direitos e o respeito aos mais velhos em nossa sociedade que está envelhecendo e conta cada vez mais com pessoas com idade acima de 60 anos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o número de idosos no país mais do que duplicou no período entre os anos de 2000 e 2023. Em pouco mais de duas décadas, a população brasileira com 60 anos ou mais passou de 15,2 milhões para 33 milhões de pessoas.

E essa tendência só aumenta. Ainda segundo o IBGE, em 2070, o país poderá ter mais de um terço da população de idosos, cerca de 75,3 milhões de pessoas o que representará 37,8% do total da população.

No mundo, o número de pessoas com mais de 65 anos deverá ultrapassar os 1,5 bilhão até 2050, segundo dados da ONU.

No Brasil, o Estatuto do Idoso é um importante instrumento de proteção, mas a violência contra o idoso ainda soma mais de 30 mil denúncias registradas só em 2023, no Disque 100.

Além disso, muitos idosos enfrentam dificuldades para se manter financeiramente ativos e sofrem com aposentadorias baixas. Globalmente, 66% dos idosos ainda não têm acesso a uma aposentadoria suficiente para viver com dignidade.

Reportagem Katia Maia.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários