23°C 33°C
Brasília, DF
Publicidade

Eleitores já denunciaram mais 68 mil irregularidades das campanhas municipais em todo o país

O estado de São Paulo lidera o número de denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu cerca de 13 mil registros feitos por eleitores do estado.

01/10/2024 às 06h33 Atualizada em 01/10/2024 às 06h35
Por: Max Gonçalves
Compartilhe:
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

 

 

Mais de 68 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular de candidatos aos cargos de prefeito e vereador em todo o país foram contabilizadas pela Justiça Eleitoral até o momento. As milhares de notificações foram feitas por cidadãos de centenas de municípios de quase todos os estados, por meio do aplicativo Pardal, no qual o eleitor pode denunciar condutas ilegais das campanhas. 

O estado de São Paulo lidera o número de denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu cerca de 13 mil registros feitos por eleitores do estado. Em seguida aparecem Minas Gerais, com mais de 10 mil denúncias, e o Rio Grande do Sul, com quase 7 mil irregularidades enviadas. Na quarta posição em número de denúcias está o Paraná, com mais de 5 mil registros no aplicativo Pardal.

A principal irregularidade denunciada envolve a fixação ilegal de cartazes e faixas, que totaliza quase 12 mil casos. Em seguida, vem o uso de bem público para promoção de candidato, com cerca de 11 mil denúncias e propaganda irregular na internet, com mais de 8 mil registros no aplicativo.

Nas eleições municipais de 2020, a Justiça Eleitoral recebeu 105 mil denúncias, nos dois turnos de votação. 

Qualquer eleitor pode denunciar irregularidades na propaganda eleitoral em sua cidade por meio do aplicativo Pardal, administrado pela Justiça Eleitoral. Basta baixar gratuitamente o aplicativo no seu celular.

No dia 6 de outubro acontecem as votações para prefeito e vereador. Em cidades com mais de 200 mil habitantes, se nenhum candidato conquistar a metade dos votos mais um, haverá segundo turno entre os dois mais votados, com votação marcada para o dia 27 de outubro.

Reportagem, Max Gonçalves

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários