Outubro Rosa chegou e o Ministério da Saúde lança a campanha “Mulher: seu corpo, sua vida”, destacando a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero. A campanha busca conectar as mulheres com sua saúde e será veiculada em todo o Brasil, por meio da TV, rádio, internet e em locais de grande circulação de pessoas.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em 2024, o país deve registrar mais de 73 mil novos casos de câncer de mama, o tipo mais frequente entre as mulheres. Já o câncer de colo do útero terá 17 mil novos diagnósticos no mesmo período. A prevenção passa por hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e manter consultas regulares com especialistas disponíveis pelo SUS.
No material que vai ao ar, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, lembra que é fundamental conhecer o próprio corpo e manter o acompanhamento médico em dia. A campanha quer reforçar que o cuidado com a saúde deve ser constante e não apenas no mês de outubro. Então, ao sentir qualquer diferença em seu corpo, procure ajuda na unidade de saúde mais próxima.
Reportagem, Janary Damacena.