O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para impactos no sul do Brasil de um ciclone extratropical, que deve se formar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. O fenômeno natural deve acontecer entre a noite desta quarta-feira (23) e a madruga de quinta-feira (24). A previsão é de que as áreas de instabilidade provocadas pelo calor e pela umidade associada ao sistema de baixa pressão irão provocar pancadas de chuvas no oeste do Paraná e centro-oeste do planalto sul de Santa Catarina.
Estão previstas para hoje (23) também áreas de instabilidade associadas a um centro de baixa pressão que vão dar origem a um novo ciclone extratropical. Ele vai começar a atuar pelo oeste e sul do Rio Grande do Sul. Este ciclone pode ganhar força e provocar grandes volumes de chuva e ventos fortes em todo o estado.
Nesta quinta-feira (24), o ciclone ganha força no Uruguai e norte da Argentina, e vai continuar avançando pelo Rio Grande do Sul, onde vai causar fortes instabilidades no oeste e em parte do centro e sul do estado.
De acordo com a previsão do Inmet, na sexta-feira (25), o ciclone deverá estar em alto-mar. Com isso, o tempo seco e a presença do sol predominam no Sul do país.
Reportagem, Max Gonçalves