18°C 23°C
Brasília, DF
Publicidade

Ciclone que se forma no Uruguai traz pancadas de chuvas e ventos fortes para o sul do Brasil

Previsão de três dias de instabilidade e fortes chuvas com rajadas de vento que atingem RS, SC e PR

23/10/2024 às 06h20 Atualizada em 26/10/2024 às 00h29
Por: Max Gonçalves
Compartilhe:
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para impactos no sul do Brasil de um ciclone extratropical, que deve se formar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. O fenômeno natural deve acontecer entre a noite desta quarta-feira (23) e a madruga de quinta-feira (24). A previsão é de que as áreas de instabilidade provocadas pelo calor e pela umidade associada ao sistema de baixa pressão irão provocar pancadas de chuvas no oeste do Paraná e centro-oeste do planalto sul de Santa Catarina.

Estão previstas para hoje (23) também áreas de instabilidade associadas a um centro de baixa pressão que vão dar origem a um novo ciclone extratropical. Ele vai começar a atuar pelo oeste e sul do Rio Grande do Sul. Este ciclone pode ganhar força e provocar grandes volumes de chuva e ventos fortes em todo o estado.

Nesta quinta-feira (24), o ciclone ganha força no Uruguai e norte da Argentina, e vai continuar avançando pelo Rio Grande do Sul, onde vai causar fortes instabilidades no oeste e em parte do centro e sul do estado.

De acordo com a previsão do Inmet, na sexta-feira (25), o ciclone deverá estar em alto-mar. Com isso, o tempo seco e a presença do sol predominam no Sul do país.

Reportagem, Max Gonçalves

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários