18°C 31°C
Brasília, DF
Publicidade

STF convoca audiência pública para discutir situação de motoristas e entregadores de aplicativos

O tema precisa ser debatido com a sociedade para definição das bases legais sobre vínculo entre trabalhadores e empresas

25/10/2024 às 06h33 Atualizada em 28/10/2024 às 06h28
Por: Max Gonçalves
Compartilhe:
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

 

 

Mais um capítulo da novela sobre vínculo empregatício entre trabalhadores de aplicativo e as empresas. Está convocada para dezembro uma audiência pública para discutir se há vinculo de emprego entre motoristas e entregadores e os aplicativos. A audiência foi definida pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, que discutem a legalidade do modelo de trabalho operado por meio dessas empresas.

Em março deste ano, por unanimidade, o Supremo decidiu aplicar a repercussão geral na discussão sobre a existência ou não de vínculo de emprego entre motoristas de aplicativo e as plataformas que prestam serviços. Ou seja, o futuro entendimento do STF sobre esse tipo de emprego vai valer também para decisões das instâncias inferiores da Justiça em casos semelhantes.

Todos os ministros concluíram que o tema deve ser debatido no Supremo Tribunal Federal, com a definição de um entendimento aplicável a todos os casos na Justiça. Ainda não há data para isso.

A audiência está prevista para 9 de dezembro. Serão convidados ministros do STF, autores do processo, representantes do Tribunal Superior do Trabalho, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego. Outras instituições também poderão participar.

O ministro Edson Fachin ressaltou a importância da discussão do tema com a sociedade civil. Também ressaltou que não há invasão da competência dos Poderes Legislativo e Executivo.

Reportagem, Max Gonçalves.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Nova faixa de isenção do IR pode beneficiar 10 milhões
IR ISENÇÃO DE 5 MIL Há 23 horas Em Economia

Nova faixa de isenção do IR pode beneficiar 10 milhões

Governo propõe isenção para quem ganha até R$ 5 mil
IR 2025: CONTRIBUINTES JÁ PODEM ENTREGAR SUAS DECLARAÇÕES
IR 2025 Há 2 dias Em Economia

IR 2025: CONTRIBUINTES JÁ PODEM ENTREGAR SUAS DECLARAÇÕES

Declaração pré-preenchida é a novidade deste ano e já está disponível. O prazo para envio vai até 30 de maio.
Receita Federal divulga calendário de restituição do IR 2025
CAlendário IR Há 5 dias Em Economia

Receita Federal divulga calendário de restituição do IR 2025

Veja as datas e a nova regra de prioridade deste ano A Receita Federal divulgou o calendário de restituição do Imposto de Renda 2025 e anunciou uma nova regra de prioridade no pagamento. O prazo para entrega da declaração começa em 17 de março e segue até 30 de maio. Quem enviar mais cedo e atender aos critérios estabelecidos poderá receber a restituição já no primeiro lote, que será pago no último dia de entrega do imposto. Os pagamentos serão feitos em cinco lotes, distribuídos entre maio e setembro. O primeiro será depositado em 30 de maio, seguido pelo segundo lote em 30 de junho, o terceiro em 31 de julho, o quarto em 29 de agosto e o quinto em 30 de setembro. A ordem de prioridade no pagamento continua privilegiando idosos com 80 anos ou mais, seguidos por aqueles com idade superior
Big Mac Argentino é o 2º mais caro do mundo e Brasil fica barato para Hermanos.
Big Mac Argentina Há 6 dias Em Economia

Big Mac Argentino é o 2º mais caro do mundo e Brasil fica barato para Hermanos.

Diferença no valor das moedas faz turistas pagarem quase metade do preço em restaurantes, supermercados e lojas brasileiras