Já estão em vigor as novas regras para financiamento da casa própria pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que utiliza recursos da caderneta de poupança
Desde primeiro de novembro, os interessados em financiar o imóvel por meio da Caixa vão pagar uma entrada maior e financiar um percentual menor. Agora, será preciso dar pelo menos 30% do valor do imóvel de entrada pelo sistema de amortização SAC e 50% pelo sistema Price.
A Caixa também limitou o valor de financiamento a 1,5 milhão de reais. Antes não havia limite para os financiamentos feitos com recursos do SBPE. Outra mudança impede que o cliente tenha outro financiamento habitacional ativo com a Caixa. O que antes era permitido.
As mudanças valem para novos empréstimos e não atingem as unidades habitacionais já financiadas pelo banco.
A Caixa explicou que as mudanças nas regras de financiamento são um reflexo da crescente procura por imóveis no mercado brasileiro e pelo aumento nos saques da caderneta de poupança, de onde vêm os recursos para os empréstimos via SBPE.
Segundo o Banco Central do Brasil (BC), em setembro, a caderneta de poupança registrou o maior volume de saques líquidos do ano, R$ 7,1 bilhões. Esse também foi o terceiro mês seguido de retiradas.
Reportagem, katia maia