Local de trabalho, lugares públicos e lojas! É nesses ambientes que pessoas negras enfrentam as situações de maior discriminação, de acordo com a pesquisa Brand Inclusion Index 2024. O levantamento conduzido pela Kantar Insights, revelou que seis em cada dez pessoas negras sofreram algum tipo de preconceito no último ano no Brasil. O local de trabalho aparece como o principal cenário, com 31% dos casos, seguido por locais públicos, com 26%, e lojas, com 24%.
Entre os entrevistados, 11% identificaram a cor da pele como o principal fator de discriminação, enquanto 10% indicaram etnia ou raça como motivo do preconceito. A pesquisa entrevistou 1.012 brasileiros, focando em quatro grupos minoritários: negros, mulheres, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIA+.
Os dados mostram também que 86% das pessoas negras acreditam que as marcas têm uma responsabilidade social e devem promover a inclusão. Empresas como Natura, Avon e Nike foram apontadas como as mais representativas e positivas para o público negro, tanto pela inclusão em campanhas quanto pela oferta de produtos voltados para esse público.
Outro dado significativo do estudo é que apenas 20% das pessoas negras se sentem sempre representadas na mídia, enquanto 69% relatam se ver apenas de forma ocasional.
Reportagem, Katia Maia