Se você faltou ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 devido a problemas de saúde ou dificuldades logísticas, pode solicitar a reaplicação da prova. O pedido deve ser feito na página do participante entre os dias 11 e 15 de novembro, e é necessário anexar um documento comprobatório. Situações como doenças contagiosas previstas no edital, problemas estruturais no local de prova, desastres naturais ou falta de energia que comprometa a visibilidade do exame são considerados motivos válidos.
A reaplicação está marcada para os dias 10 e 11 de dezembro e contará com o mesmo formato do exame regular: 180 questões divididas em quatro áreas de conhecimento e uma redação. No entanto, o conteúdo será diferente para assegurar igualdade de condições a todos os participantes. O Inep, responsável pela organização do Enem, analisará individualmente cada solicitação e divulgará o resultado na página do participante.
Vale lembrar que apenas aqueles que não concluíram as provas devido a problemas justificáveis poderão solicitar a reaplicação. Os participantes que tiveram sua solicitação aprovada terão acesso ao local e horário de reaplicação na página do participante. Os resultados para essa nova fase serão divulgados junto com os da aplicação regular no dia 13 de janeiro de 2025.
Reportagem, Kristine Otaviano