O PIX por aproximação já é uma realidade para clientes da carteira digital do Google! O lançamento foi anunciado pela empresa em um evento em São Paulo. A novidade permite que os clientes paguem contas apenas aproximando o celular da máquina de cobrança, facilitando ainda mais o uso do PIX no dia a dia.
Segundo o Banco Central, essa nova modalidade chega para responder a uma necessidade dos brasileiros. Em uma pesquisa, muita gente afirmou preferir usar o cartão de crédito pela praticidade de apenas aproximá-lo da maquininha, sem precisar digitar dados no app. Agora, com o PIX por aproximação, a mesma facilidade é oferecida para pagamentos com o celular.
O uso é simples: o cliente informa ao lojista que deseja pagar com PIX por aproximação, desbloqueia o celular com reconhecimento facial ou senha, aproxima o aparelho da maquininha e confirma o valor. É como no pagamento por cartão de crédito, mas usando o PIX diretamente pelo smartphone.
Neste momento, bancos como C6 Bank, PicPay e Itaú já estão permitindo o uso do PIX por aproximação pela carteira digital do Google. O PicPay, por exemplo, já habilitou o recurso em algumas de suas maquininhas e vai expandir a novidade até o final do mês.
O Itaú Unibanco também anunciou que suas maquininhas da Rede em breve vão estar prontas para essa tecnologia, permitindo que clientes Itaú façam pagamentos rápidos apenas aproximando o celular.
Esse é mais um avanço do PIX, que recentemente também lançou a função de PIX Agendado Recorrente, permitindo que pagamentos mensais, como para terapeutas ou professores, sejam agendados e caiam automaticamente na conta do recebedor.
O PIX por aproximação ainda não está disponível nos aparelhos de IPhone da Apple.
Reportagem, Katia Maia