Giro de notícias – 04 e 08 de novembro
Você acompanha agora o giro de notícias da semana, com os principais acontecimentos que foram destaque no Brasil e no mundo entre 04 e 08 de novembro.
Começamos com a Espanha. O País enfrentou enchentes devastadoras e começou a semana, contando o número de vítimas. O desastre causado por um fenômeno conhecido como Depressão Isolada em Níveis Altos (Dana, na sigla em espanhol), produziu chuvas intensas. O número de mortos subiu para 223 de acordo com balanço divulgado nesta sexta-feira pelo governo espanhol.
E ainda falando em tragédias, uma bebê brasileira de apenas um ano foi vítima dos bombardeios de Israel no Líbano. Ela estava no carro com os pais, que também ficaram feridos. Já são três brasileiros mortos no conflito na região. E a família da bebê brasileira aguardava repatriação.
Nos Estados Unidos, Donald Trump conquistou a presidência novamente e será o primeiro presidente norte-americano a assumir o cargo com condenações criminais e processos pendentes. O candidato republicano se declarou vencedor ainda durante a contagem dos votos na madrugada da quarta-feira.
Pela primeira vez na História dos EUA, um presidente vai chegar à Casa Branca com uma condenação criminal e respondendo a processos na Justiça. Sua eleição pode adiar ou até anular os casos contra ele na justiça.
Aqui no Brasil, a Polícia Federal concluiu o inquérito sobre os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, mortos em junho de 2022 no Vale do Javari. Rubén Villar, conhecido como “Colômbia”, foi identificado como o mandante dos assassinatos.
Durante a semana, também aqui no Brasil, a expectativa sobre o pacote de cortes de gastos dominou as discussões. Por pedido de Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cancelou no início da semana uma viagem que faria para a Europa e ficou em Brasília para ajustar detalhes do pacote fiscal. A semana terminou com uma reunião entre Lula, oito ministros, incluindo Fernando Haddad, e o vice-presidente Geraldo Alckmin. Apesar das discussões, ainda não houve um anúncio oficial sobre o conteúdo do pacote.
E fechando nosso giro, o Brasil perdeu um grande nome do fotojornalismo: Evandro Teixeira faleceu aos 88 anos no Rio de Janeiro. Conhecido por suas fotos históricas, ele deixa um legado importante para o país e a memória da nossa história.
Reportagem, Katia Maia