As cidades de Belém e Manaus são as únicas capitais do país com mais da metade da população vivendo em favelas. É o que revela o Censo 2022, divulgado nessa sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Belém, 57% dos moradores estão em comunidades pobres. Em Manaus, cerca de 55% vivem em favelas.
Os três estados brasileiros com maior população em favelas são da região Norte: Amazonas (34%), Amapá (24%) e Pará (18%).
As cinco cidades brasileiras com maior percentual de população em favelas também são do Norte. Entre elas, estão capitais e cidades do interior, como Vitória do Jari (AP), Ananindeua (PA), Marituba (PA), Belém (PA) e Manaus (AM).
O comparativo entre as regiões do Brasil mostra que a quantidade de pessoas vivendo em favelas na Região Norte é muito maior do que no restante do país. Dos mais de 16 milhões de brasileiros que vivem em comunidades carentes, na Região Norte 18,9% dos moradores estão nessa situação, o dobro dos 8,5% do Nordeste e os 8,4% do Sudeste. O Sul tem 3% e o Centro-Oeste, pouco mais de 2% da população morando em favelas.
Ao todo, no Brasil, 8% da população vive em favelas.
Reportagem, Max Gonçalves