O Ministério da Saúde abriu um edital para incentivar projetos comunitários e de mobilização social voltados para a promoção da saúde e dos direitos humanos das pessoas com HIV e Aids, tuberculose, hepatites virais e outras ISTs, além de populações em maior situação de vulnerabilidade.
É isso mesmo! O Edital nº 02/2024, lançado pelo Departamento de HIV e Aids do Ministério da Saúde está em busca de selecionar Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos para desenvolver ações de mobilização social e direitos humanos nessas áreas.
Os projetos aprovados poderão receber até R$ 160 mil cada, dentro de um orçamento total de R$ 5 milhões. Para participar, a organização precisa ter pelo menos dois anos de atuação e experiência comprovada.
As propostas deverão contemplar pelo menos uma e até duas das linhas temáticas previstas no edital. Dentro da linha temática selecionada, a proposta deve contemplar até três ações.
Essa iniciativa, em parceria com a Opas, fortalece a resposta nacional contra essas doenças, focando especialmente nas populações mais vulneráveis. De acordo com a pasta, a participação da sociedade civil é fundamental para ampliar o acesso à prevenção, diagnóstico e promoção dos direitos humanos.
As inscrições vão até o dia 3 de janeiro de 2025. Não deixe de conferir o edital e aproveitar essa oportunidade! Mais informações podem ser acessadas pelo endereço www.gov.br/aids.
Reportagem, Janary Damacena.