20 mil aposentados do INSS voaram por todo o país nos últimos quatro meses. Eles embarcaram no programa Voa Brasil, criado pelo governo federal no final de julho deste ano. O programa oferece passagens aéreas a um custo máximo de R$ 200 por trecho.
As viagens tiveram como destino 77 cidades. Com destaque para capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife. Juntas, as regiões Sudeste e Nordeste concentraram 84% das viagens realizadas.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, o programa está cumprindo seu papel ao incluir mais brasileiros no transporte aéreo. São aposentados que não voavam há pelo menos um ano e agora têm a oportunidade de ocupar assentos que estariam vazios em trechos de baixa ocupação.
Cada beneficiário pode comprar passagens para até dois trechos por ano e as vendas só podem acontecer pelo site oficial gov.br/voabrasil. Mas, o governo alerta para que os interessados tenham cuidado com links desconhecidos e esclarece que apenas a plataforma oficial garante a proteção dos dados.
O programa Voa Brasil deve ser ampliado no próximo ano para atender também estudantes de baixa renda.
Reportagem, Katia Maia