18°C 20°C
Brasília, DF
Publicidade

Lula passa bem, está lúcido e acordado

Lula ficará internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por 48 horas como medida de precação após cirurgia no crânio para drenar hematoma

10/12/2024 às 17h05 Atualizada em 23/12/2024 às 06h23
Por: Katia Maia
Compartilhe:
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está bem, conversa e se alimenta normalmente e não ficará com nenhuma sequela. Foi assim que a equipe médica definiu o estado de saúde de Lula após passar por uma cirurgia por causa de uma hemorragia intracraniana.

O presidente foi submetido, na madrugada desta terça-feira (10) a uma cirurgia de emergência. O procedimento, aconteceu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele passou por uma craniotomia para drenagem de hematoma ]

Segundo os médicos, as funções neurológicas dele estão preservadas e o procedimento não comprometeu qualquer função cerebral. A expectativa da equipe médica - liderada por Roberto Kalil - é de que Lula retome suas atividades já na próxima semana. Ele ficará internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por 48 horas como medida de precação.

O presidente reagiu bem ao procedimento e está se alimentando e se comunicando bem. Lula encontra-se lúcido e acordado, acompanhado apenas da primeira-dama Janja da Silva.

Os médicos explicaram que o procedimento realizado no presidente se resume a uma pequena perfuração no crânio, entre duas lâminas da meninge, seguida da colocação de um dreno para retirada do sangue acumulado no local.

Segundo o médico Roberto Kalil, o hematoma, entre duas folhas da meninge, foi totalmente drenado por meio de pequenos orifícios no crânio do presidente foram que provavelmente terão cicatrização espontânea, sem necessidade de intervenção futura. O procedimento foi para evitar que o hematoma comprima o cérebro.

Lula foi atendido na noite de segunda-feira (9.12) no Sírio-Libanês, de Brasília, após sentir forte dor de cabeça. Na unidade, realizou um exame de imagem. A ressonância magnética apontou uma hemorragia intracraniana, decorrente do acidente sofrido pelo presidente em casa, no dia 19 de outubro. Lula foi transferido para a unidade do Sírio Libanês, em São Paulo, onde passou pelo procedimento cirúrgico.

Reportagem, Katia Maia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários