Você acompanha agora o giro de notícias da semana, com os principais acontecimentos que foram destaque entre 09 e 13 de dezembro.
A semana começou com a derrubada, depois de 24 anos no poder, do presidente sírio Bashar al-Assad. Rebeldes liderados pelo grupo islâmico HTS tomaram o poder. Multidões foram às ruas e derrubaram estátuas e retratos do presidente e de seu pai e seu antecessor, Hafez al-Assad.
O Botafogo teve uma semana intensa. O time quebrou um jejum de 29 anos e se tornou tricampeão brasileiro, depois de vencer a libertadores em Buenos Aires. Mas, a estrela solitária foi eliminada nas quartas de final da Copa Intercontinental. Perdeu para o Pachuca, do México, por 3 a 0, em Doha, no Catar.
O presidente Lula foi internado e operado às pressas na madrugada de terça-feira no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo para drenar uma hemorragia intracraniana. A cirurgia foi bem-sucedida e o presidente ainda passou por novo procedimento nesta quinta-feira, para realizar uma espécie de cauterização para impedir novas hemorragias. O presidente terminou a semana bem, lúcido, orientado e a previsão é de alta no início da semana.
O governo teve de rebolar para ficar bem com o Legislativo depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino negou o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para reconsiderar as restrições às emendas parlamentares. O Congresso, em resposta, desacelerou o projeto que regulamenta a reforma tributária e ameaçou não votar o corte de gastos.
Mas, por 49 votos a 19, o Senado terminou aprovando o texto-base da reforma tributária. Que vai voltar para a Câmara. Entre as mudanças, bebidas açucaradas, armas e munições foram retiradas do Imposto Seletivo. As concessões elevam a alíquota padrão acima dos 28,7%.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, determinou a obrigatoriedade do uso de câmeras por policiais militares de São Paulo durante as operações. A medida vem depois de vários casos de violência policial nas últimas semanas.
Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui foram indicados ao Globo de Ouro nas categorias melhor atriz e melhor filme. A cerimônia de premiação do Globo de Ouro será em 5 de janeiro em Los Angeles.
Em decisão unânime, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) elevou a taxa básica de juros, a Selic, em um ponto percentual, que agora passa para 12,25% ao ano. O Copom alertou para novos ajustes nas próximas duas reuniões.
E a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou o projeto do voto impresso em eleições federais, estaduais, distritais e municipais. Bandeira da bancada bolsonarista, que domina a CCJ. O texto segue agora para o plenário da Casa, onde pode sofre alterações. Não hpa previsão de votação
Reportagem, katia maia