Abertas vagas em cursos gratuitos sobre plantas medicinais e fitoterápicos no SUS
Estão abertas vagas em cursos gratuitos sobre plantas medicinais e fitoterápicos, musicoterapia e terapia de florais no SUS. Profissionais de saúde e a população em geral podem se qualificar em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) por meio da plataforma AVASUS, o Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS.
Um dos destaques é o Curso de Qualificação para Aplicação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Tratamento de Feridas, com 140 horas de conteúdo. O curso apresenta 36 plantas medicinais e seus usos para o cuidado de feridas, incentivando a participação de profissionais prescritores, gestores e até interessados no tema.
Outros dois cursos já estão disponíveis:
● O módulo de Introdução à Musicoterapia, com 60 horas, explica como a música pode promover saúde e integração entre as equipes multiprofissionais.
● O módulo de Introdução à Terapia de Florais, com 100 horas, que aborda o uso de essências florais para apoiar o autocuidado e a saúde mental e emocional.
A partir desta quarta-feira (18), será possível realizar a inscrição no Módulo II do Curso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Primária, com 60 horas, para aprofundar conhecimentos na farmacologia natural e conhecer experiências bem-sucedidas no SUS.
Esses cursos são um passo importante para fortalecer a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), que já oferece 29 abordagens terapêuticas. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde ajudam na prevenção, promoção e recuperação da saúde, conectando o cuidado humano ao meio ambiente e à sociedade.
Ficou interessado? Acesse o endereço avasus.ufrn.br Pelo endereço é possível explorar outras oportunidades de aprendizado, como cursos sobre meditação, aromaterapia, yoga, reflexoterapia entre outros.
Reportagem, Janary Damacena.