Morre o ator Ney Latorraca aos 80 anos no Rio de Janeiro
Artista marcou gerações com personagens icônicos na TV e no teatro
26/12/2024 às 09h14Atualizada em 26/12/2024 às 14h11
Por: Katia Maia
Compartilhe:
Ney Latorraca, um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, faleceu nesta quinta-feira (26), aos 80 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela Clínica São Vicente, onde o ator estava internado.
Ney Latorraca tinha sido diagnosticado com um câncer de próstata em 2019 e morreu em decorrência de uma sepse pulmonar. Ele hvia sido operado para retirar a próstrata na época, mas a doença voltou em agosto último com metástase.
Filho de artistas, Antônio Ney Latorraca nasceu em Santos (SP), em 25 de julho de 1944. Sua trajetória começou cedo, aos seis anos, em programas na Rádio Record. Aos 19, estreou no teatro com a peça Pluft, O Fantasminha, de Maria Clara Machado.
Na televisão, passou por emissoras como Tupi, Cultura, Record e SBT, mas foi na TV Globo que viveu seus papéis mais marcantes. Entre eles, o hilário Barbosa, do programa TV Pirata, e o inesquecível Vlad, da novela Vamp.
O legado de Ney Latorraca segue vivo na memória de gerações que acompanharam sua arte. Ele deixa o marido, o ator Edi Botelho, com quem era casado há 30 anos. O local e horário do velório ainda não foram definidos.
O presidente Lula lamentou a morte de Ney Latorraca e lembrou papéis marcantes do ator. Em seu perfil da rede X, Lula escreveu:
O Brasil se despede do grande Ney Latorraca aos 80 anos. Ator e diretor de carisma marcante, nos presenteou com grandes papéis na televisão e no teatro. Foi o vampiro Vlad, em Vamp, o Barbosa, da TV Pirata, na TV, e do Arandir em O Beijo no Asfalto, com Tarcísio Meira, no cinema. No teatro, entre as muitas peças, levou milhões de brasileiros às plateias com o espetáculo O Mistério de Irma Vap, ao lado de Marco Nanini, que entrou no livro dos recordes de 2003 por passar 11 anos em cartaz. Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores da arte de Ney Latorraca.
Reportagem Katia Maia
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.