Municípios da Amazônia Legal que enfrentam uma grave crise causada pela seca, estiagem e incêndios florestais, serão beneficiados com mais de R$12,9 milhões em recursos emergenciais do Ministério da Saúde. A medida tem objetivo de garantir medicamentos e insumos essenciais para as regiões mais afetadas. Esse dinheiro será transferido diretamente para os Fundos Municipais de Saúde, seguindo critérios como o tamanho da população e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Além disso, 54 kits de Calamidade Pública já foram enviados para o Amazonas. Cada kit conta com 29 medicamentos e 12 insumos, suficientes para atender 500 pessoas durante três meses. E para reforçar esse apoio, a entrega de medicamentos do Programa Saúde da Mulher foi antecipada.
Desde o meio do ano, o Brasil enfrenta a pior seca já registrada, segundo o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden). A estiagem severa tem atingido principalmente o Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com destaque para os estados da Amazônia Legal. Além dos incêndios, comunidades ribeirinhas estão isoladas pela falta de água nos rios, dificultando ainda mais a chegada de recursos essenciais.
Reportagem, Janary Damacena.