18°C 20°C
Brasília, DF
Publicidade

Saiba os sinais de alerta e o tratamento para o câncer de boca

Nos casos mais avançados, pode ser difícil mastigar, engolir e até falar, além da sensação de ter algo preso na garganta.

30/12/2024 às 06h00
Por: Janary Damacena
Compartilhe:
FOTO: Tima Miroshnichenko
FOTO: Tima Miroshnichenko

 

 

Você sabia que o câncer de boca pode ser silencioso e mortal, mas tem grandes chances de cura se descoberto cedo? O câncer de boca atinge os lábios, gengivas, bochechas, céu da boca e a língua, especialmente nas bordas. Já o câncer de lábio é mais comum no lábio inferior e em pessoas de pele branca.

     Os números preocupam:

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), só em 2020 foram estimados mais de 15 mil novos casos no Brasil. Em 2019, mais de 6.600 pessoas morreram por conta dessa doença.

     Fique atento aos sinais:

   Feridas na boca ou nos lábios que não cicatrizam em 15 dias;

   Manchas vermelhas ou brancas na boca;

   Caroços no pescoço;

   Rouquidão persistente.

Nos casos mais avançados, pode ser difícil mastigar, engolir e até falar, além da sensação de ter algo preso na garganta.

     Diagnóstico precoce:

Se notar qualquer lesão que não cicatrize em duas semanas, procure um médico ou dentista. A consulta periódica ao dentista é uma grande aliada na descoberta precoce da doença. Fumantes e quem consome muito álcool precisam redobrar os cuidados.

     Tratamento:

Se descoberto no início, o câncer de boca tem até 80% de chance de cura! O tratamento costuma envolver cirurgia e radioterapia, escolhidos de acordo com o caso e a localização do tumor.

Mas é importante atenção, pois o autoexame em casa não substitui uma consulta profissional. Se surgirem sinais de alerta, procure um especialista.

Reportagem, Janary Damacena.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários