18°C 20°C
Brasília, DF
Publicidade

Quase 8 milhões de medicamentos contra tuberculose serão distribuídos pelo SUS

O Brasil registra 80 mil novos casos de tuberculose por ano e cerca de 5,5 mil mortes.

07/01/2025 às 06h00
Por: Janary Damacena
Compartilhe:
FOTO: Geovane Ferreira Ribeiro - MS
FOTO: Geovane Ferreira Ribeiro - MS

 

 

Pacientes com tuberculose, hanseníase, meningite, brucelose e hidradenite serão beneficiados com a distribuição de mais de 7 milhões de unidades do medicamento rifampicina 4 em 1 para todos os estados do Brasil. Essa combinação reúne quatro medicamentos em um único comprimido, o que faz o tratamento da tuberculose se tornar mais simples e eficaz, aumentando a adesão dos pacientes.

O Brasil registra 80 mil novos casos de tuberculose por ano e cerca de 5,5 mil mortes. Cada pessoa com tuberculose ativa pode infectar até 15 outras dentro do período de um ano se não for tratada. Com diagnóstico precoce e tratamento adequado, a tuberculose tem cura.

     O que é a Tuberculose?

A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e afeta principalmente os pulmões, mas pode comprometer outros órgãos.

     Principais sintomas:

-       Tosse por mais de três semanas;

-       Febre, especialmente à tarde;

-       Sudorese noturna;

-       Perda de peso sem explicação.

Se você ou alguém próximo apresenta esses sinais, procure imediatamente uma unidade de saúde.

     Como é Transmitida?

A transmissão ocorre pelo ar, por gotículas liberadas durante tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa sem tratamento. Ambientes ventilados e com luz solar são fundamentais para reduzir o risco.

     Tratamento

O tratamento da tuberculose é gratuito no SUS e dura, no mínimo, seis meses. É crucial seguir todas as orientações médicas até o final, mesmo que os sintomas desapareçam antes.

     Prevenção

A vacina BCG, disponível gratuitamente no SUS, protege crianças contra as formas mais graves da doença. Além disso, mantenha ambientes ventilados e permita a entrada de luz natural; cubra a boca ao tossir ou espirrar com o antebraço ou um lenço e evite aglomerações em locais fechados.

Reportagem, Janary Damacena.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários