Você acompanha agora o giro de notícias da semana, com os principais acontecimentos que foram destaque entre 06 e 13 de janeiro.
A semana começou em festa para o Brasil que na madrugada da segunda-feira viu Fernanda Torres fazer história ao se tornar a primeira atriz brasileira a receber o Globo de Ouro, um dos mais importantes prêmios do cinema internacional, concedido pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.
Eleita melhor atriz em drama pelo papel de Eunice Paiva no filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o filme conta a história da luta da esposa do ex-deputado Rubens Paiva frente à prisão e assassinato do marido pelos militares durante a ditadura. Fernanda dedicou o prêmio à mãe, Fernanda Montenegro, indicada em 1999 por Central do Brasil.
Mark Zuckerberg anunciou que a Meta vai encerrar o programa de checagem de fatos em suas plataformas como uma forma de “restaurar a liberdade de expressão”. Agora, a Meta vai adotar um sistema de “notas de comunidade” parecido ao X, de Elon Musk, onde os próprios usuários escrevem notas às publicações sobre conteúdos enganosos ou polêmicos. Segundo Zuckerberg a medida visa reduzir “erros e censura”, ele disse ainda que a empresa vai agora trabalhar alinhada ao governo Trump.
Aqui no Brasil, membros do Supremo Tribunal Federal rechaçaram a afirmação sobre “Cortes secretas” e reiteraram a transparência de suas decisões. O presidente Lula afirmou que a medida não pode ferir a soberania de uma nação.
Donald Trump falou em anexar a Groenlândia ou o Panamá aos Estados Unidos e não descartou usar força militar para adquirir a ilha do Ártico ou o canal centro-americano. Ele falou do seu desejo de comprar a Groenlândia para a segurança nacional. E destacou a presença chinesa no Panamá. Trump também debochou do Canadá e publicou um mapa onde o país aparece como parte dos EUA.
O presidente Lula trocou Paulo Pimenta na Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República pelo marqueteiro Sidônio Palmeira. O novo ministro disse que é preciso melhorar a comunicação digital do governo. Segundo ele, um dos seus desafios vai ser alinhar expectativa do governo, gestão e percepção popular.
Uma cerimônia na Praça dos Três Poderes, em Brasília, marcou os atos golpistas de 8 de janeiro. O evento lembrou o ataque à democracia há dois anos. Em cerimônia no Palácio do Planalto, Lula disse que era o momento de dizer que “ainda estamos aqui”, para dizer que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas.
A cerimônia marcou a reintegração de obras de arte danificadas na invasão de janeiro de 2023. Ao todo, 21 peças foram restauradas entre elas uma tela de Di Cavalcanti e o relógio do século XVII trazido ao Brasil por Dom João VI.
E para terminar, incêndios florestais atingiram Los Angeles, deixando pelo menos 10 mortos e mais de 1.100 estruturas destruídas por tempestade de fogo. Uma das mais destrutivas da história e sem precedentes e que estão devastando enormes áreas de Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos.
Reportagem katia maia