18°C 31°C
Brasília, DF
Publicidade

Na OMS Brasil defende ‘Coalizão Global’ para desenvolvimento e produção de tecnologias em saúde

Ciência e tecnologia com produção local para fortalecer o SUS e a democracia.

06/02/2025 às 06h00 Atualizada em 10/02/2025 às 06h44
Por: Janary Damacena
Compartilhe:
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

 

 

Ciência e tecnologia com produção local para fortalecer o SUS e a democracia. Esses foram os compromissos do Brasil durante a abertura da Reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que está sendo realizada em Genebra, na Suíça.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, Carlos Gadelha, foi o primeiro a discursar após a abertura e destacou que o Brasil defende a paz, a democracia e o desenvolvimento sustentável, além de reforçar a saúde como um direito fundamental.

Gadelha falou sobre a Coalizão Global, uma iniciativa estratégica que impulsiona a inovação e a produção local de tecnologias para a saúde, garantindo que mais pessoas tenham acesso a tratamentos modernos e eficazes. Esse projeto foi aprovado durante a presidência brasileira no G20 e pretende fortalecer a indústria da saúde no Brasil e no mundo.

Além disso, o representante brasileiro comentou sobre a importância de investir em serviços de saúde de qualidade, com tecnologia digital e profissionais capacitados, além da necessidade do debate sobre mudanças climáticas e saúde - um dos principais temas da COP-30, neste ano.

Por fim, a comitiva do Brasil participou de reuniões estratégicas com representantes da OMS e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e se reuniu com países como Rússia e África do Sul para fortalecer parcerias internacionais e alinhar estratégias de inovação na saúde.

Reportagem, Janary Damacena

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários