18°C 31°C
Brasília, DF
Publicidade

Trump Aumenta Tarifas de Aço e Alumínio e afeta Brasil

Decisão impacta a Indústria Brasileira e o Comércio Global.

12/02/2025 às 06h34
Por: Katia Maia
Compartilhe:
FOTO: pexels-pixabay
FOTO: pexels-pixabay

 

 

Agora é oficial! O ex-presidente norte-americano Donald Trump assinou a nova taxação sobre as importações de aço e alumínio. A medida afeta diretamente o Brasil e entra em vigor no dia 4 de março.

Com a decisão, a tarifa sobre o alumínio sobe de 10% para 25%, enquanto as isenções e cotas livres de impostos para o aço foram revogadas. Segundo um porta-voz da Casa Branca, as isenções comprometiam a eficácia da política de proteção da indústria siderúrgica americana.

Nos Estados Unidos, a decisão foi comemorada pelas siderúrgicas, mas há quem alerte para efeitos negativos. Segundo o jornal Economist, a medida pode prejudicar mais os aliados dos EUA do que rivais como a China, que domina mais da metade da produção global de aço.

Para o Brasil, o impacto pode ser significativo. O país é o segundo maior fornecedor de aço para os Estados Unidos, atrás apenas do Canadá. Em resposta, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, antecipou sua volta a Brasília para discutir possíveis medidas. No entanto, o governo ainda não anunciou nenhuma reação oficial.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu cautela em seu perfil na rede social “X” e negou que plataformas de tecnologia americanas sejam taxadas. Segundo ele, o governo vai aguardar a orientação do presidente e a Secom,  Secretaria de Comunicação, confirmou que as big techs não serão taxadas.

Reportagem katia maia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Nova faixa de isenção do IR pode beneficiar 10 milhões
IR ISENÇÃO DE 5 MIL Há 24 horas Em Economia

Nova faixa de isenção do IR pode beneficiar 10 milhões

Governo propõe isenção para quem ganha até R$ 5 mil
IR 2025: CONTRIBUINTES JÁ PODEM ENTREGAR SUAS DECLARAÇÕES
IR 2025 Há 2 dias Em Economia

IR 2025: CONTRIBUINTES JÁ PODEM ENTREGAR SUAS DECLARAÇÕES

Declaração pré-preenchida é a novidade deste ano e já está disponível. O prazo para envio vai até 30 de maio.
Receita Federal divulga calendário de restituição do IR 2025
CAlendário IR Há 5 dias Em Economia

Receita Federal divulga calendário de restituição do IR 2025

Veja as datas e a nova regra de prioridade deste ano A Receita Federal divulgou o calendário de restituição do Imposto de Renda 2025 e anunciou uma nova regra de prioridade no pagamento. O prazo para entrega da declaração começa em 17 de março e segue até 30 de maio. Quem enviar mais cedo e atender aos critérios estabelecidos poderá receber a restituição já no primeiro lote, que será pago no último dia de entrega do imposto. Os pagamentos serão feitos em cinco lotes, distribuídos entre maio e setembro. O primeiro será depositado em 30 de maio, seguido pelo segundo lote em 30 de junho, o terceiro em 31 de julho, o quarto em 29 de agosto e o quinto em 30 de setembro. A ordem de prioridade no pagamento continua privilegiando idosos com 80 anos ou mais, seguidos por aqueles com idade superior
Big Mac Argentino é o 2º mais caro do mundo e Brasil fica barato para Hermanos.
Big Mac Argentina Há 6 dias Em Economia

Big Mac Argentino é o 2º mais caro do mundo e Brasil fica barato para Hermanos.

Diferença no valor das moedas faz turistas pagarem quase metade do preço em restaurantes, supermercados e lojas brasileiras