18°C 31°C
Brasília, DF
Publicidade

Farmácia Popular fica 100% grátis para população

Desta forma, todos os 41 itens disponíveis no programa podem ser retirados sem custo algum nas farmácias credenciadas!

14/02/2025 às 06h00 Atualizada em 14/02/2025 às 08h57
Por: Janary Damacena
Compartilhe:
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A partir de agora, todos os medicamentos e itens do Programa Farmácia Popular são 100% gratuitos para a população! O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas nesta quinta-feira (13). Desta forma, todos os 41 itens disponíveis no programa podem ser retirados sem custo algum nas farmácias credenciadas!

Essa medida vai beneficiar mais de 1 milhão de pessoas por ano, principalmente idosos, que antes precisavam pagar parte dos valores. E a expectativa é de que esse número chegue a 26 milhões de pessoas no ano que vem. Agora, fraldas geriátricas e medicamentos como a Dapagliflozina, usada no tratamento da diabetes, também entram na gratuidade.

Durante o evento, Nísia Trindade afirmou que o Ministério da Saúde tem adotado medidas rigorosas para garantir a integridade do Programa Farmácia Popular do Brasil e impedir fraudes no sistema “estabelecendo um monitoramento bastante rigoroso, e isso significa que as farmácias que não atendem a esses critérios, apresentam um faturamento irregular ou qualquer sinal de alerta que é identificado por esse monitoramento, elas [as farmácias] são descredenciadas”, explicou.

Além disso, o governo anunciou o credenciamento de novas farmácias em 758 cidades que ainda não tinham acesso ao Farmácia Popular. Com isso, a cobertura do programa vai se expandir, garantindo que mais brasileiros tenham acesso a remédios essenciais.

Nos últimos anos, o Farmácia Popular já atendeu mais de 72 milhões de pessoas e segue ampliando seu alcance. Além da gratuidade para todos os beneficiários do Bolsa Família, o programa agora também fornece, sem custo, medicamentos para osteoporose, anticoncepcionais e absorventes pelo Programa Dignidade Menstrual.

Reportagem, Janary Damacena

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários