Um voo da Latam que partiu do Rio de Janeiro com destino a São Paulo nesta quinta-feira (20) precisou voltar para o Aeroporto do Galeão depois de se chocar com um pássaro. O avião decolou às 10h35 e pousou em segurança às 11h04. A parte frontal da aeronave ficou bastante danificada e o voo foi cancelado.
A Latam informou que os passageiros afetados foram reacomodados em outros voos programados para a própria quinta e a sexta-feira. A empresa pediu desculpas pelos transtornos e garantiu que segue protocolos rigorosos de segurança.
O diretor executivo da companhia, Jerome Cadier, comentou o caso em seu LinkedIn. Em tom de desabafo, ele afirmou que ações judiciais contra a empresa certamente surgirão rapidamente por causa do cancelamento e escreveu: "A pergunta é: quem paga a conta?".
A Latam reforçou que bird strikes, como são chamadas as colisões de aeronaves com pássaros são eventos raros, mas que a segurança dos passageiros é sempre prioridade.
No início da semana, Um voo da Delta Air Lines capotou no Aeroporto Pearson, de Toronto no momento do pouso. Dezoito das 80 pessoas a bordo ficaram feridas e segundo as autoridades, três pessoas ferimentos graves, entre elas uma criança.
Reportagem, Katia Maia