Nesta quarta-feira (19) o governo de São Paulo decretou emergência em saúde pública por conta do avanço de casos da dengue. De acordo com a Secretaria de Saúde já foram registrados mais de 124 mil casos e 113 pessoas já morreram no estado. Cerca de um terço dos municípios de São Paulo contabilizam mais de 300 casos da doença por 100 mil habitantes.
Os casos de dengue ligados ao sorotipo 3 dispararam no Brasil entre o fim de dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, especialmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Amapá e Paraná.
Informações do Ministério da Saúde revelam que os casos confirmados do sorotipo 3 da dengue representam quase 32% dos casos no Amapá, 28% em São Paulo, 18% em Minas Gerais e 9% no Paraná.
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou que já houve 5 mortes confirmadas por dengue no estado, em 2025, e são mais de 13 mil casos. No Amapá, a Superintendência de Vigilância em Saúde informa que circulam os sorotipos 1 e 2 no sul do estado, mas no norte do Amapá circula o sorotipo 3, que tem maior potencial para causar surtos e está relacionado aos casos mais graves da doença.
Reportagem, Max Gonçalves