18°C 31°C
Brasília, DF
Publicidade

MINUTO LEITURA: A História do Senhor Sommer - Patrick Süskind

Ambientado no interior da Alemanha do pós-guerra

22/02/2025 às 06h00
Por: Janary Damacena
Compartilhe:
MINUTO LEITURA: A História do Senhor Sommer - Patrick Süskind

 

 

Ambientado no interior da Alemanha do pós-guerra, A História do Senhor Sommer nos transporta para as memórias de infância do narrador, um menino curioso que observa o mundo ao seu redor. Em meio a descobertas, pequenos dramas e desafios do crescimento, uma figura se destaca: o senhor Sommer. Sempre apressado, de mochila nas costas e cajado em punho - que mais parece uma terceira perna, de tão inseparável - ele vaga incansavelmente, atravessando vilas e bosques sem nunca parar. Ninguém sabe quem ele realmente é, nem o que procura (ou se busca por algo). Mas sua presença misteriosa deixa marcas profundas, não apenas no garoto, mas também na pessoa que está imersa nesta leitura, sendo levada a refletir sobre a solidão, o tempo e os mistérios da vida.

Com a delicadeza narrativa do escritor alemão Patrick Süskind e as ilustrações poéticas do artista francês Jean-Jacques Sempé, o livro brinca se fazendo parecer uma fábula infantil, mas escondendo camadas de profundidade que tocam o leitor de qualquer idade. O relato do menino se entrelaça ao do senhor Sommer, e logo percebemos que a história não se trata apenas do excêntrico andarilho, mas das próprias dores e maravilhas de crescer. Entre aventuras, pequenas tragédias e reflexões sobre o passar da vida, a história nos lembra que a infância é um território de descobertas – e que algumas perguntas talvez nunca tenham respostas.

Ao virar a última página, não é apenas o senhor Sommer que nos deixa uma impressão duradoura, mas também a nostalgia de um tempo que já não volta. Süskind constroi uma narrativa breve, mas poderosa, que nos emociona sem precisar de grandes acontecimentos ou explicações. E, no fim, fica a sensação de que, assim como o protagonista, também nós carregamos nossos próprios “senhores Sommer”: figuras enigmáticas que cruzam nosso caminho e, de alguma forma, mudam para sempre a maneira como vemos o mundo.

Por Janary Damacena

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários