Para proteger adolescentes de 15 a 19 anos contra o HPV, o Ministério da Saúde lançou uma nova estratégia para garantir a vacinação. Esse imunizante é essencial para prevenir doenças graves, como o câncer de colo do útero. Desde 2014, quando a vacina foi incluída no calendário nacional, muitos jovens não tiveram a oportunidade de se proteger. Agora, a campanha está destinada a 121 municípios com os maiores índices de adolescentes sem vacinação. A meta é vacinar pelo menos 90% desse público, totalizando quase 3 milhões de jovens.
A vacinação será levada até esses jovens, com ações em escolas, faculdades e postos de saúde. Cada município criará um plano especial para alcançar quem ainda não tomou a vacina. De acordo com o Ministério da Saúde existem vacinas disponíveis e um planejamento para garantir que todos os adolescentes sejam protegidos.
E para apoiar os gestores municipais, foi criado um painel digital exclusivo para o HPV. Com ele, será possível acompanhar a cobertura vacinal e focar nas áreas mais vulneráveis. Os estados com os maiores números de adolescentes sem vacina são Rio de Janeiro, Acre, Distrito Federal, Roraima e Amapá. Então, se você tem entre 15 e 19 anos e ainda não se vacinou, procure um posto de saúde e garanta sua proteção!
Reportagem, Janary Damacena.