O Brasil gerou mais de 100 mil novas vagas formais de emprego, em janeiro de 2025. Quem passou a informação em primeira mão foi o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), em evento no Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (24). Marinho antecipou dados que, segundo o titular da pasta do Trabalho, poderão ser conferidos quarta-feira no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O resultado indica a continuidade dos bons desempenhos registrados no mercado de trabalho. Em 2024, o Brasil registrou um saldo positivo de 1,69 milhão vagas formais de trabalho.
Em janeiro de 2023, o país criou 83 mil empregos formais, o pior desempenho dos últimos 5 anos. No entanto, no mesmo período de 2024, foram criadas 180 mil novas vagas de trabalho. O terceiro melhor janeiro na geração de empregos formais da série histórica, iniciada em 2002. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged e Novo Caged).
Nesta segunda-feira, no Rio Grande do Sul, o ministro Luiz Marinho disse que o governo está criando empregos de qualidade. Afirmou que, nos 2 primeiros anos deste terceiro mandato do presidente Lula, foram criadas 3,2 milhões de vagas de trabalho com carteira assinada. O cálculo não considera trabalhadores informais e MEI (microempreendedor individual).
Reportagem, Max Gonçalves