18°C 31°C
Brasília, DF
Publicidade

Curso orienta professores sobre a violência digital contra as meninas

uma iniciativa voltada para a formação de educadores no enfrentamento das violências digitais contra as meninas.

01/03/2025 às 06h00
Por: Max Gonçalves
Compartilhe:
FOTO: Vitor Vasconcelos/Secom-PR
FOTO: Vitor Vasconcelos/Secom-PR

 

 

O Governo Federal vai lançar em março um projeto de proteção das meninas no ambiente virtual. E os principais parceiros da iniciativa são os professores. O projeto recebeu o nome de “Escolas ON, Violências OFF: Educação para segurança online de meninas”, uma iniciativa voltada para a formação de educadores no enfrentamento das violências digitais contra as meninas.

O programa foi desenvolvido pela organização “Serenas” e recebe financiamento da Embaixada do Reino Unido, com o apoio da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Os conteúdos fornecem orientações para que professores e professoras de todo o país saibam como acolher, nas escolas, meninas vítimas de violência e também a atuar na prevenção da violência contra elas no meio digital, abordando o tema nas aulas e orientando todos os estudantes.

O curso é totalmente gratuito e é composto por 10 aulas em vídeo, textos e atividades. A acessibilidade é garantida por legendas e tradução em libras. Os conteúdos serão lançados em março, na plataforma Escola Virtual do Governo. Interessados poderão se cadastrar e ter acesso ao curso no endereço www.escolavirtual.gov.br .

E o Carnaval é tempo de proteger as crianças dos abusos virtuais. Nestes dias de folia, as crianças não estão nas escolas e acabam ficando mais tempo em casa, o que também pode significar mais tempo em frente às telas e é aí que acende o alerta para pais, responsáveis e cuidadores. Em 2024, o “Disque Denúncia” registrou um aumento de 38% nas ligações contra crimes de violência sexual de crianças e adolescentes, exatamente no Carnaval.

Reportagem, Max Gonçalves

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários