Brasileiros que têm diabetes poderão ter mais acesso ao tratamento com insulinas! Um acordo entre o governo federal, estados e municípios vai ampliar a possibilidade de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) conseguirem insulinas análogas de ação rápida e prolongada para quem tem diabetes tipo 2. Isso significa um tratamento mais moderno e eficaz, com maior controle da glicemia e menos risco de complicações.
Essa pactuação é resultado de mais de uma década de reivindicações e foi realizada com Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com objetivo de oferecer mais segurança para os pacientes e reduzir o risco de falta de insulina no país.
Atualmente 20 milhões de brasileiros convivem com o diabetes, uma doença crônica que pode causar problemas graves ao coração, rins, na visão e no sistema nervoso. O SUS já oferece insulinas humanas gratuitamente há mais de 20 anos e, agora, amplia as opções de tratamento para garantir mais qualidade de vida para essa parcela da população.
Além disso, o Brasil vai começar a produzir sua própria insulina análoga. A primeira parceria para a fabricação nacional desse medicamento já foi aprovada e vai fortalecer a produção de medicamentos essenciais no país por meio do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
Reportagem, Janary Damacena.