Estão abertas as inscrições do concurso do Superior Tribunal Militar (STM) com oferta total de 80 vagas para os cargos de analista e técnico judiciário. As oportunidades são para candidatos de nível superior, com salários iniciais que podem chegar a R$15 mil reais. O concurso oferece 30 vagas para técnico judiciário e 50 para analista judiciário, abrangendo diversas especialidades.
O cronograma foi atualizado com inscrições que vão até o dia 28 de março. Para quem quer pedir isenção da taxa, o prazo é o mesmo, mas a consulta da situação será divulgada entre os dias 7 e 9 de abril. Já o pagamento da taxa de inscrição deve ser feito até 22 de abril. Anote a data da prova: 1º de junho! Os locais serão divulgados no dia 16 de maio. Depois da prova, os gabaritos preliminares serão liberados em 3 de junho, com possibilidade de recurso nos dias 4 e 5.
E para quem vai disputar a vaga de Agente da Polícia Judicial, ainda tem o teste de aptidão física, com convocação prevista para 30 de junho. O certame também conta com reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PcD), negros (pretos e pardos) e indígenas.
Provas Objetivas (eliminatórias e classificatórias) para todos os cargos.
Prova Discursiva (eliminatória e classificatória) apenas para analistas judiciários.
Teste de Aptidão Física (TAF) (eliminatório) somente para técnico judiciário - agente da Polícia Judicial.
As provas serão aplicadas no dia 1º de junho em todas as capitais do país, além de Juiz de Fora (MG), Santa Maria (RS) e Bagé (RS). Serão dois turnos:
Manhã: provas objetivas e discursivas para analistas (4h30 de duração).
Tarde: provas objetivas para técnicos (3h30 de duração).
As provas objetivas seguirão o estilo Cebraspe, com 120 itens de julgamento "Certo" ou "Errado":
50 itens de Conhecimentos Gerais;
70 itens de Conhecimentos Específicos.
A prova discursiva será a redação de um texto dissertativo de até 30 linhas sobre tema relacionado aos Conhecimentos Específicos do cargo. Para mais informações acesso o site cebraspe.org.br
Reportagem, Janary Damacena.