18°C 31°C
Brasília, DF
Publicidade

Crédito mais barato para trabalhadores com carteira assinada

Governo lança novo programa para facilitar acesso ao crédito consignado

13/03/2025 às 06h32
Por: Katia Maia
Compartilhe:
Foto: Divulgação Palácio do Planalto
Foto: Divulgação Palácio do Planalto

 

 

O governo federal lançou o Programa Crédito do Trabalhador, que permite que bancos e instituições financeiras acessem diretamente o perfil de trabalhadores com carteira assinada pelo sistema eSocial. Com isso, será possível oferecer crédito consignado com juros mais baixos, garantindo mais segurança e transparência nas operações.

A novidade beneficia mais de 47 milhões de trabalhadores CLT, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e funcionários de pequenas empresas. Agora, esses profissionais poderão solicitar empréstimos em mais de 80 instituições financeiras, com taxas reduzidas de até 40% ao ano – um grande alívio para quem enfrenta juros abusivos no mercado.

O presidente Lula destacou que o acesso ao crédito precisa ser tratado como um direito, e não como um privilégio. Ele ressaltou que a população precisa estar informada sobre as melhores opções para evitar o endividamento excessivo e fugir dos altos juros cobrados por bancos e agiotas.

O novo sistema entra em vigor a partir do dia 21 de março. Quem já tem um consignado ativo poderá migrar para a nova modalidade dentro de 120 dias. A partir de 25 de abril, os bancos poderão operar o crédito consignado digitalmente, facilitando ainda mais o acesso.

Para evitar abusos, o governo estabeleceu um teto de 35% do salário comprometido com o crédito e a possibilidade de usar parte do FGTS para cobrir os débitos em caso de demissão. O desconto das parcelas será feito diretamente na folha de pagamento.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, reforçou que a portabilidade entre empregos será garantida. Ou seja, se o trabalhador mudar de empresa, o pagamento da dívida será transferido automaticamente para o novo empregador.

A medida deve injetar mais de R$ 120 bilhões na economia nos próximos anos e pode ser um grande passo para reduzir o superendividamento no país. Além disso, o movimento sindical e o governo reforçam a necessidade de educação financeira para que o crédito seja utilizado de forma consciente, ajudando os trabalhadores a melhorarem suas condições de vida.

Fique atento! O acesso ao crédito ficará mais fácil e barato, mas a melhor forma de usar esse benefício é com planejamento. Para mais informações, consulte a carteira de trabalho digital e fique por dentro das novidades.

Reportagem Katia Maia

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Nova faixa de isenção do IR pode beneficiar 10 milhões
IR ISENÇÃO DE 5 MIL Há 1 dia Em Economia

Nova faixa de isenção do IR pode beneficiar 10 milhões

Governo propõe isenção para quem ganha até R$ 5 mil
IR 2025: CONTRIBUINTES JÁ PODEM ENTREGAR SUAS DECLARAÇÕES
IR 2025 Há 2 dias Em Economia

IR 2025: CONTRIBUINTES JÁ PODEM ENTREGAR SUAS DECLARAÇÕES

Declaração pré-preenchida é a novidade deste ano e já está disponível. O prazo para envio vai até 30 de maio.
Receita Federal divulga calendário de restituição do IR 2025
CAlendário IR Há 5 dias Em Economia

Receita Federal divulga calendário de restituição do IR 2025

Veja as datas e a nova regra de prioridade deste ano A Receita Federal divulgou o calendário de restituição do Imposto de Renda 2025 e anunciou uma nova regra de prioridade no pagamento. O prazo para entrega da declaração começa em 17 de março e segue até 30 de maio. Quem enviar mais cedo e atender aos critérios estabelecidos poderá receber a restituição já no primeiro lote, que será pago no último dia de entrega do imposto. Os pagamentos serão feitos em cinco lotes, distribuídos entre maio e setembro. O primeiro será depositado em 30 de maio, seguido pelo segundo lote em 30 de junho, o terceiro em 31 de julho, o quarto em 29 de agosto e o quinto em 30 de setembro. A ordem de prioridade no pagamento continua privilegiando idosos com 80 anos ou mais, seguidos por aqueles com idade superior
Big Mac Argentino é o 2º mais caro do mundo e Brasil fica barato para Hermanos.
Big Mac Argentina Há 6 dias Em Economia

Big Mac Argentino é o 2º mais caro do mundo e Brasil fica barato para Hermanos.

Diferença no valor das moedas faz turistas pagarem quase metade do preço em restaurantes, supermercados e lojas brasileiras