A Receita Federal divulgou o calendário de restituição do Imposto de Renda 2025 e anunciou uma nova regra de prioridade no pagamento. O prazo para entrega da declaração começa em 17 de março e segue até 30 de maio. Quem enviar mais cedo e atender aos critérios estabelecidos poderá receber a restituição já no primeiro lote, que será pago no último dia de entrega do imposto.
Os pagamentos serão feitos em cinco lotes, distribuídos entre maio e setembro. O primeiro será depositado em 30 de maio, seguido pelo segundo lote em 30 de junho, o terceiro em 31 de julho, o quarto em 29 de agosto e o quinto em 30 de setembro.
A ordem de prioridade no pagamento continua privilegiando idosos com 80 anos ou mais, seguidos por aqueles com idade superior a 60 anos, pessoas com deficiência ou portadores de doenças graves e contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério. A novidade deste ano é que aqueles que utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem por receber a restituição via Pix terão prioridade maior. Em seguida, serão contemplados os demais contribuintes que usarem a pré-preenchida ou escolherem o Pix como forma de recebimento. Por fim, os demais contribuintes receberão conforme a data de envio da declaração, que será o critério de desempate caso haja necessidade.
A Receita reforça que quem deseja receber a restituição nos primeiros lotes deve enviar a declaração o quanto antes, já que a antecipação no envio pode garantir um pagamento mais rápido.
Reportagem Katia Maia