18°C 31°C
Brasília, DF
Publicidade

Estudo diz que 40% das brasileiras já sofreu violência do parceiro ou do ex 

Isso significa que quase 24 milhões de brasileiras já sofreram esse tipo de violência.

13/03/2025 às 06h36
Por: Janary Damacena
Compartilhe:
FOTO: Pexels Pixabay
FOTO: Pexels Pixabay

 

 

A violência contra mulheres no Brasil segue em níveis alarmantes. Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que 32,4% das brasileiras com 16 anos ou mais relataram ter sofrido violência física ou sexual por parte de um parceiro ou ex-parceiro. E quando falamos de violência psicológica, como insultos, humilhações e isolamento forçado, o número sobe ainda mais: 40,7% das mulheres disseram ter passado por isso ao longo da vida. Isso significa que quase 24 milhões de brasileiras já sofreram esse tipo de violência.

Em relação à situação conjugal, do número total de mulheres que afirmaram ter sofrido alguma forma de violência pelo parceiro ou ex-parceiro íntimo ao longo da vida, a maior prevalência está entre as divorciadas: 58,5% das brasileiras, enquanto entre as solteiras somam 45,8%. Mulheres casadas ou que vivem com um companheiro apresentaram prevalência de 31,7% e as viúvas correspondem por 28,6% das mulheres vítimas de alguma forma de violência. 

 

A presença de filhos mostrou-se como um fator de risco, indicando que 43,8% das mulheres com filhos sofreram violência ou agressão por parceiro íntimo ou ex, enquanto entre aquelas sem filhos a prevalência foi de 33,7%. Por fim, no que diz respeito à religião, 42,7% das mulheres que se identificaram como evangélicas sofreram violência por parceiro íntimo ou ex-parceiro íntimo, seguida pelas que se identificaram como católicas.

Mais de 21 milhões de mulheres no Brasil sofreram algum tipo de violência nos últimos 12 meses. Esse dado alarmante significa que 37,5% dessas mulheres foram vítimas de agressões, o maior número registrado desde 2016. Se você ou alguém que conhece está passando por situação de violência, busque ajuda. O Ligue 180 é um canal gratuito e sigiloso, disponível 24 horas por dia. 

Reportagem, Janary Damacena. 









* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários