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Quase meio milhão de aposentados denunciam descontos indevidos no INSS

Sistema para contestar cobranças começou a funcionar e já recebeu mais de 474 mil pedidos

15/05/2025 às 06h01 Atualizada em 15/05/2025 às 11h42
Por: Katia Maia
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Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

 

 

Só no primeiro dia de funcionamento quase meio milhão de aposentados e pensionistas informaram ao INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. Eles acessaram o sistema que permite contestar os descontos e até as 16h desta quarta-feira, pouco mais de 473 mil aposentados e pensionistas denunciaram cobranças indevidas nas suas folhas de pagamento do INSS.

Quase 99% dos pedidos de revisão informaram não reconhecer os descontos. Apenas 1,4% afirmaram que as cobranças estavam corretas.

O novo sistema entrou no ar às 6 da manhã desta quarta-feira, dia 14, e pode ser acessado de duas formas: pelo site ou aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135. Não há prazo para encerrar o serviço.

Das 9 milhões de pessoas notificadas, muitas ainda estão analisando seus casos. Segundo o governo, mais de 738 mil acessos extras foram feitos por curiosidade, o que provocou sobrecarga no sistema. A plataforma já foi estabilizada e deve funcionar normalmente a partir desta quinta.

Segundo o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção. Não há necessidade de pressa. “Cada um no seu tempo pode acessar o sistema, que estará disponível 24 horas por dia, sem correria.”, afirmou.

O INSS também informou que 41 entidades serão notificadas por suspeita de descontos irregulares. Elas terão 15 dias úteis para apresentar comprovações. Se não conseguirem, terão de devolver o valor ao INSS,
que fará o reembolso aos segurados por meio de folha de pagamento adicional.

Até agora, nenhuma formação de filas foi registrada nas agências do país.
O INSS avalia que a comunicação está fluindo bem, mas vai seguir monitorando para fazer ajustes, se for preciso.

Reportagem, Katia Maia

 

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