A China vai suspender a compra de carne de frango do Brasil por 60 dias. A decisão foi tomada depois de o Brasil registrar o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial, no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (15). A suspensão faz parte do protocolo comercial que existe entre os dois países para situações como essa.
As autoridades brasileiras esclarecem, no entanto, que as pessoas podem continuar consumindo carne de frango porque os produtos que tem origem na região de Montenegro, na grande Porto Alegre, onde foi detectado o caso da doença, já foram tirados de circulação.
Com a confirmação da doença, a área em Montenegro foi isolada e as aves restantes foram eliminadas.
O ministério da Agricultura informa que o Brasil tem protocolos semelhantes com outros países, e que bloqueia a exportação de carne de frango brasileira apenas das regiões onde foi detectado o foco de gripe aviária.
O vírus da gripe aviária, H5N1, circula pelo mundo há cerca de 20 anos, levado sobretudo por aves migratórias. É a primeira vez que atinge uma granja brasileira. Correm maior risco de serem infectadas as pessoas que trabalham presencialmente nas granjas e que têm contato direto e constante com os animais. Não é comum a transmissão do vírus entre humanos.
Reportagem, Max Gonçalves