O Ministério da Saúde está fechando o cerco contra quem tenta desviar dinheiro público e enganar a população. Desde a retomada do programa Farmácia Popular, em 2023, mais de 2 mil farmácias foram suspensas e 501 descredenciadas. O resultado é que quase 8 milhões de reais foram recuperados para os cofres da União!
Por isso, o Ministério da Saúde tem atuado de forma sistemática junto à Polícia Federal, o Ministério Público e a Controladoria-Geral da União (CGU) para identificar irregularidades e punir os responsáveis. Agora em 2025, todas as farmácias investigadas por operações da PF já estavam suspensas antes mesmo do início das investigações. Para continuar ativo e vigilante, o programa ganhou novas ferramentas de controle: um cruzamento de dados em tempo real, bloqueio eletrônico de transações suspeitas e auditorias presenciais!
E você também pode se proteger: no app Meu SUS Digital, dá pra verificar se usaram seu CPF indevidamente e até bloquear o uso no programa Farmácia Popular. É fácil, rápido e seguro. O Farmácia Popular já beneficia mais de 24 milhões de brasileiros com medicamentos gratuitos — e o Ministério da Saúde está agindo firme para que nenhum centavo seja desviado de quem realmente precisa.
Reportagem, Janary Damacena.