15°C 25°C
Brasília, DF
Publicidade

Economia do Brasil cresce pela sexta vez seguida, mas Banco Central diz que precisa desacelerar

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR) indicou que o Brasil teve um crescimento na economia.

20/05/2025 às 06h00
Por: Matheus Gomes
Compartilhe:
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR) indicou que o Brasil teve um crescimento na economia de 1,3% no primeiro trimestre deste ano. A divulgação foi feita na manhã dessa segunda-feira (19). Este índice é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país no período.

Economistas consideram que este resultado indica aceleração da nossa economia. É o sexto resultado positivo consecutivo desde 2024. No último trimestre do ano passado foi registrado um crescimento de 0,5% e o resultado anual do PIB foi de quase R$ 12 trilhões, um crescimento de 3,4%, em comparação com o ano anterior.

Paralelamente a isso, o Banco Central (BC) tem dito que uma desaceleração da economia faz parte da estratégia da instituição de conter a inflação no país. Atualmente, o juro básico está em 14,75% ao ano, o maior em quase 20 anos. De acordo com o BC, uma desaceleração da economia é necessária para que o órgão reduza os jutos no país.

Reportagem, Max Gonçalves

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários