O Banco do Brasil saiu na frente e lançou nesta quinta-feira o Pix Automático. O serviço está disponível para todos os clientes da instituição. O BB foi o primeiro a concluir os testes com o Banco Central e, por isso, antecipou o lançamento da ferramenta em três semanas.
A nova função permite o pagamento automático de contas recorrentes, como luz, escola, academia e serviços por assinatura. Na prática, ela deve substituir o débito automático e o boleto bancário.
O cliente autoriza o pagamento uma única vez. Depois disso, o valor é debitado na data certa, com segurança e praticidade. O BB vai permitir agendar cobranças com até 90 dias de antecedência.
Do lado das empresas, o Pix Automático exige convênio com o banco. Mas o processo é mais simples do que o exigido para o débito automático. As cobranças são feitas pelo site BB Digital PJ e podem ser ativadas por API, arquivos padronizados ou QR Code. Quando a empresa envia a cobrança, o cliente recebe um alerta no celular. Se aceitar, o pagamento passa a ser feito de forma automática, com valor fixo ou variável.
O cliente também pode acompanhar, alterar ou cancelar qualquer cobrança ativa pelo aplicativo do BB. E o banco vai manter os usuários informados sobre o status das transações, inclusive em caso de saldo insuficiente.
Mas, atenção: o Pix Automático não é o mesmo que o Pix Agendado.
O Pix Agendado Recorrente já é obrigatório em todos os bancos desde outubro. Mas, nesse caso, quem define o valor e a periodicidade do pagamento é o cliente. Já no Pix Automático, quem define isso é a empresa – e o cliente só precisa autorizar uma vez.
Outros bancos só devem oferecer o Pix Automático a partir de 16 de junho.
Reportagem Katia Maia