Esquecer de tomar um remédio pode colocar sua saúde em risco. Então, com objetivo de lembrar os pacientes da importância de seguir o tratamento direitinho, o Ministério da Saúde começou a enviar mensagens de aviso pelo WhatsApp e pelo aplicativo Gov.BR. O primeiro grupo a receber essas mensagens são pessoas com pressão alta, que pegaram o remédio no programa Farmácia Popular apenas três vezes no último ano.
A medida abrange medicamentos gratuitos, oferecidos pelo SUS, mas que muitas vezes são deixados de lado. A ideia é simples: ajudar quem vive com doenças como hipertensão e diabetes a não interromper o uso dos remédios de uso contínuo — porque a regularidade no tratamento faz toda a diferença.
Neste primeiro momento, 270 mil pessoas vão receber a mensagem, mas a expectativa é alcançar 3,5 milhões de brasileiros. Se você receber o aviso no WhatsApp, procure o selo azul de verificado ao lado do nome. Também dá pra conferir na caixa de mensagens do app Gov.BR ou no site do Ministério da Saúde. E se você quiser, pode escolher parar de receber as mensagens.
Reportagem, Janary Damacena