O Brasil registrou o menor nível de desemprego para um mês de abril da história. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,6% da população economicamente ativa está desempregada. Essa porcentagem, em comparação com o mesmo período do ano passado, indica que o número de desocupados caiu 11,5%, o que significa dizer que cerca de um milhão de pessoas que estavam sem emprego, conquistaram um contrato com carteira assinada até abril.
A taxa de desemprego no Brasil ficou abaixo do esperado no trimestre até abril com número recorde de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, em um mercado de trabalho que segue em patamar sólido.
O resultado é o mais baixo para o período na série histórica iniciada em 2012. Os trabalhadores com carteira assinada no setor privado cresceram 0,8% nos três meses até abril, comparada com o trimestre anterior, e chegaram a um total de quase 40 milhões de pessoas, um recorde, segundo o IBGE.
De acordo com os analistas do IBGE, a economia brasileira tem ajudado, mantendo o mercado aquecido e provocando a criação de novos postos de trabalho em 2025.
Reportagem, Max Gonçalves